domingo, abril 30, 2006

Visita: Instituto Beneficiente Viva a Vida

Data: 20 / fevereiro de 2005
Hora: 13:00
Local: Instituto Beneficiente Viva a Vida
Endereço:
Rua Felipe José de Figueiredo, 518 - Ermelino Matarazzo
Telefone: (11)6546.7204
Site: http://www.ibvivavida.org.br/

Durante o mês de fevereiro de 2005 o Projeto Caravana visitou o Viva a Vida. Na época a casa abrigava 36 crianças, sendo 18 meninas e 18 meninos, com faixa etária de 0 a 12 anos.

Foram recolhidas doações das mais diversas para o abrigo, priorizando café, achocolatado, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e fraldas descartáveis.

Confira o álbum de fotos do Projeto. Clique no set Visitas do Projeto Caravana para ver as fotos desse dia inesquecível.


Comentários sobre a visita

“Quero colo. Olha, olha que bonito o desenho que eu fiz!”
“Você vai me trazer mais brinquedos de presente?”
“O nome daquela moça? É Mamãe.”
“Você vai voltar?”
Frases das crianças do Abrigo Infantil Viva Vida, em Suzano

Elas têm em comum a pobreza e a doença; são inúmeras as histórias de dor, separações e tristeza. A maioria é pequena, frágil. Impossível observá-las sem se perguntar de onde vem a força para a súbita alegria, para as brincadeiras, para o sorriso.

O que alimentaria o brilho daqueles olhinhos sonhadores? A resposta veio rapidamente: carinho, abraços, beijos, colo, afago, elogios, atenção.

“As crianças sentem muita falta de carinho e de amizade. E elas percebem quando você está se doando de coração.”
Marcelo Grandini

Ao estacionar no pátio de terra batida do Viva Vida, fomos cercados por um grupo de crianças alvoroçadas. Os primeiros alvos da curiosidade dos pequenos foram os carros: eles abriram e fecharam portas, tocaram buzinas, dispararam alarmes. Fizeram amizade conosco de imediato; os menores estenderam os braços pedindo colo, os maiores entraram conosco de mãos dadas.

“A receptividade das crianças foi tudo de bom! Essa visita me motivou a continuar a fazer esse tipo de trabalho.”
Heloísa Tiemi

“Adorei ficar com os bebezinhos. Foi maravilhoso e nós fomos muito bem-recebidos. Além disso, a empatia entre o grupo foi grande.”
Luciana Constantino

Fátima, a responsável pelo Abrigo, também nos recebeu como se fossemos velhos conhecidos, permitindo a liberdade de programar atividades com as crianças e o acesso a todos os cômodos da casa, lar dela e dos menores assistidos pelo Viva Vida – 33 internos e 55 em regime de semi-internato, além de algumas mães e das funcionárias.

Depois de descarregar os donativos arrecadados – brinquedos, alimentos, material de limpeza, produtos de higiene, lápis de cor, roupas e calçados – os 10 integrantes do Projeto Caravana que participaram da visita foram convocados a cair na farra pela garotada.

E todo mundo pintou, bordou e se lambuzou de chocolate.

“Demos pouco, mas recebemos muito, muito mais.”
Iolanda França

“Tenho muito a oferecer, por isso gosto de ajudar e de ver a alegria no rosto das pessoas.”
Cristiane Buzelli

Cristina, uma jovem extremamente debilitada que mora com os dois filhos no Abrigo, participava assentindo com as brincadeiras, sentada numa cadeira na varanda. Quando os Ovos de Páscoa foram distribuídos para as crianças, Cristina começou a chorar. Indagada a razão da tristeza, ela retrucou que chorava de felicidade, por ver brilhar de alegria os olhos dos seus filhos.

“O que achei mais legal foi conseguir levantar o astral, levar um ânimo, luz, um pouco da nossa felicidade àquelas pessoas.”
Vivi Conrado

“Foi um momento mágico, único, no qual tive a oportunidade de me sentir um ser humano mais útil.”
André Paulino

Depois de mais de 3 horas de folia, a Caravana se despediu e pegou a estrada, com a certeza de que viver vale a pena, nem que seja só para fazer uma criança sorrir.

“Você sai de um trabalho desses muito mais leve, com a sensação de ter acrescentado algo, mas aprende muito, também.”
Alessandra Luchesi

“Tudo o que vivi neste dia me mostrou onde está a verdadeira alegria. Recebi muito mais do que doei e espero poder continuar a retribuir essa energia nas próximas paradas do Projeto Caravana.”
Rogério Anjo


Texto escrito por Mariângela

Nenhum comentário: