Pessoas que ajudam pessoas.
Essa idéia simples reuniu um grupo de pessoas com um mesmo ideal: caridade.
O Projeto
Inicialmente, o Projeto Caravana fará visitas e ações sociais voltadas a instituições beneficentes, como abrigos de menores, asilos, hospitais e outras.
Tais instituições serão escolhidas a partir da sugestão dos participantes do Projeto Caravana. Antes de confirmar as ações sociais, entraremos em contato para saber quais são as principais necessidades da instituição. O Projeto Caravana terá como prioridade as instituições menos favorecidas por doações e colaborações da comunidade.
Após a confirmação desses detalhes será marcada a visita, sendo feita uma arrecadação para suprir as necessidades da instituição.
Para desenvolver essas atividades, é necessário haver comprometimento e responsabilidade. Mas, essencialmente, é preciso que haja boa-vontade.
História
Tudo começou com uma troca de mensagens pelo Orkut, em novembro de 2004.
Quarenta e duas mensagens trocadas durante nove dias uniram um grupo de pessoas interessadas em caridade, para trocar idéias a respeito desse ideal.
Foram dois encontros, o primeiro no dia 03.12.2004, no Fran’s Café da Heitor Penteado e dia 04.12.2004 na praça de alimentação do Shopping Santa Cruz, ambos em São Paulo. Durante essas reuniões foi sugerido e aceito o nome Projeto Caravana.
Como ajudar
Uma palavra amiga, um olhar amistoso, palavras de compreensão, um sorriso... são muitas as maneiras de compartilhar.
Arrecadando – entre seus vizinhos, comunidade, escola, parceiros comerciais, amigos;
Doando – contribua com as arrecadações;
Transportando o que foi arrecadado – recolhendo o material arrecado e levando para ser separada e guardada;
Distribuindo nas entidades – acompanhe a
Compartilhando seu tempo – dedique alguns minutos para conversar com uma criança num abrigo, um vovô ou vovó num asilo, ou com tantas outras pessoas que estão precisando de uma palavra amiga;
Oferecendo seu trabalho para a
Planejamento as próximas visitas – sugira novos destinos para a nossa
Estocando o que foi arrecadado – você tem um espaço em casa que seja seco e limpo, e pode armazenar alguns materiais arrecadados até a próxima visita?
Embalando o material para distribuir na entidade visitada – dividindo os sacos de doce em porções menores, dobrando roupas e separando por tamanho, montando kits de material escolar, etc;
Contabilizando tudo que foi arrecadado – tudo que é arrecado precisa ser contabilizado;
Divulgando – compartilhe essa idéia com outros, passe a
Enfim, oferecemos um leque completo de opções para quem tem interesse em participar.
Reuniões
As reuniões do grupo são mensais, marcadas no último domingo do mês. A cada reunião, serão definidos novos objetivos e escolhidas as próximas instituições a serem visitadas.
Definições
Visando manter todas as ações do Projeto claras aos olhos de seus colaboradores fica definido que todo o material arrecadado, assim como o dinheiro apurado para o Projeto Caravana, será contabilizado, e uma nota será disponibilizada informando tudo que foi arrecadado e qual seu destino final.
Todas as compras feitas em nome do Projeto Caravana deverão ser feitas mediante consulta prévia ao grupo, e acompanhada de notas fiscais que descrevam os itens comprados, valor unitário e total da mercadoria comprada.
Considerações finais
Caso você não esteja acostumado com esse tipo de trabalho, mas esteja interessado em ajudar, entre em contato conosco e participe. O grupo está pronto para compartilhar contigo suas experiências.
Participe você também! Ajudar muitas vezes é mais simples e gratificante do que você pode pensar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário