domingo, abril 30, 2006

Visita: Lar de Idosos Vivência Feliz

Data: 29 / maio de 2005
Horario: Das 09:00 às 12:00
Local: Lar de Idosos Vivência Feliz
Endereço: Av. Japaquara, 2180 - Planalto Paulista
Referência: Estação São Judas do metrô
Telefone: (11)275.0484
Site: http://www.vivenciafeliz.org.br/

Durante o mês de maio de 2005 o Projeto Caravana visitou o Vivência Feliz. Na época a casa abrigava 35 idosos lúcidos. Foram recolhidas doações como produtos de limpeza e doces.

Os voluntários passaram bons momentos conversando com os moradores do Lar e ajudaram a servir seu almoço. Além dos velhinhos foi servido almoço aos moradores de rua que são atendidos diariamente pelo Vivência num espaço externo ao Lar, separado dos idosos.

Confira o álbum de fotos do Projeto. Clique no set Visitas do Projeto Caravana para ver as fotos desse dia inesquecível.



















Comentários sobre a visita

Mais uma vez pessoal podemos dizer: missão cumprida! Cada idoso nos deu uma lição de vida e de como encarar de frente a vida como ela é, CADA SORRISO, palavra de desabafo, uma história... cada momento foi de verdadeiro aprendizado. Um lugar de perfeita organização, e principalmente muita dedicação de Anjos voluntários que auxiliam esse lar.
André Paulino

Hoje provamos da vitalidade, da juventude somada a grandeza, da simplicidade e da sabedoria angariada pelos nossos adoráveis idosos (velhinhos com muito respeito e profunda admiração).
Wagner Iamauti

Uma palavra amiga...
um gesto de carinho...
um sorriso "banguela"...
uma partida de dominó...
uma comidinha servida na boca...
um segundo assistindo a fórmula 1...
uma oração em conjunto...
Tudo que vivemos ontem foi algo que ficará permanentemente marcado em nossas vidas...
Vivi Conrado

Um momento que guardarei registrado num cantinho especial da minha vida.
Rogério Anjo

Iniciativas como essas é que dão um tom especial na vida.
Cláudia Batista

Nunca imaginei que uma simples manhã de domingo, a qual, provavelmente, teria passado dormindo, poderia ajudar tantas pessoas, colocando um sorriso lindo na cara de cada uma delas!
Marina

O dia foi maravilhoso, dava para sentir o amor no ar! É um prazer ter vocês como amigos.
Luciana Constantino


Visita: Instituto Beneficiente Viva a Vida

Data: 20 / fevereiro de 2005
Hora: 13:00
Local: Instituto Beneficiente Viva a Vida
Endereço:
Rua Felipe José de Figueiredo, 518 - Ermelino Matarazzo
Telefone: (11)6546.7204
Site: http://www.ibvivavida.org.br/

Durante o mês de fevereiro de 2005 o Projeto Caravana visitou o Viva a Vida. Na época a casa abrigava 36 crianças, sendo 18 meninas e 18 meninos, com faixa etária de 0 a 12 anos.

Foram recolhidas doações das mais diversas para o abrigo, priorizando café, achocolatado, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e fraldas descartáveis.

Confira o álbum de fotos do Projeto. Clique no set Visitas do Projeto Caravana para ver as fotos desse dia inesquecível.


Comentários sobre a visita

“Quero colo. Olha, olha que bonito o desenho que eu fiz!”
“Você vai me trazer mais brinquedos de presente?”
“O nome daquela moça? É Mamãe.”
“Você vai voltar?”
Frases das crianças do Abrigo Infantil Viva Vida, em Suzano

Elas têm em comum a pobreza e a doença; são inúmeras as histórias de dor, separações e tristeza. A maioria é pequena, frágil. Impossível observá-las sem se perguntar de onde vem a força para a súbita alegria, para as brincadeiras, para o sorriso.

O que alimentaria o brilho daqueles olhinhos sonhadores? A resposta veio rapidamente: carinho, abraços, beijos, colo, afago, elogios, atenção.

“As crianças sentem muita falta de carinho e de amizade. E elas percebem quando você está se doando de coração.”
Marcelo Grandini

Ao estacionar no pátio de terra batida do Viva Vida, fomos cercados por um grupo de crianças alvoroçadas. Os primeiros alvos da curiosidade dos pequenos foram os carros: eles abriram e fecharam portas, tocaram buzinas, dispararam alarmes. Fizeram amizade conosco de imediato; os menores estenderam os braços pedindo colo, os maiores entraram conosco de mãos dadas.

“A receptividade das crianças foi tudo de bom! Essa visita me motivou a continuar a fazer esse tipo de trabalho.”
Heloísa Tiemi

“Adorei ficar com os bebezinhos. Foi maravilhoso e nós fomos muito bem-recebidos. Além disso, a empatia entre o grupo foi grande.”
Luciana Constantino

Fátima, a responsável pelo Abrigo, também nos recebeu como se fossemos velhos conhecidos, permitindo a liberdade de programar atividades com as crianças e o acesso a todos os cômodos da casa, lar dela e dos menores assistidos pelo Viva Vida – 33 internos e 55 em regime de semi-internato, além de algumas mães e das funcionárias.

Depois de descarregar os donativos arrecadados – brinquedos, alimentos, material de limpeza, produtos de higiene, lápis de cor, roupas e calçados – os 10 integrantes do Projeto Caravana que participaram da visita foram convocados a cair na farra pela garotada.

E todo mundo pintou, bordou e se lambuzou de chocolate.

“Demos pouco, mas recebemos muito, muito mais.”
Iolanda França

“Tenho muito a oferecer, por isso gosto de ajudar e de ver a alegria no rosto das pessoas.”
Cristiane Buzelli

Cristina, uma jovem extremamente debilitada que mora com os dois filhos no Abrigo, participava assentindo com as brincadeiras, sentada numa cadeira na varanda. Quando os Ovos de Páscoa foram distribuídos para as crianças, Cristina começou a chorar. Indagada a razão da tristeza, ela retrucou que chorava de felicidade, por ver brilhar de alegria os olhos dos seus filhos.

“O que achei mais legal foi conseguir levantar o astral, levar um ânimo, luz, um pouco da nossa felicidade àquelas pessoas.”
Vivi Conrado

“Foi um momento mágico, único, no qual tive a oportunidade de me sentir um ser humano mais útil.”
André Paulino

Depois de mais de 3 horas de folia, a Caravana se despediu e pegou a estrada, com a certeza de que viver vale a pena, nem que seja só para fazer uma criança sorrir.

“Você sai de um trabalho desses muito mais leve, com a sensação de ter acrescentado algo, mas aprende muito, também.”
Alessandra Luchesi

“Tudo o que vivi neste dia me mostrou onde está a verdadeira alegria. Recebi muito mais do que doei e espero poder continuar a retribuir essa energia nas próximas paradas do Projeto Caravana.”
Rogério Anjo


Texto escrito por Mariângela

Sugestões

Esse tópico foi criado para receber a sua sugestão sobre instituições para as próximas visitas do Projeto Caravana. Você conhece uma instituição? Gostaria de ajudar? Deixe sua sugestão com os dados da instituição clicando em COMMENTS, logo abaixo.

Sua sugestão é muito importante para nós! Participe.

quarta-feira, abril 19, 2006

Encontro da Caravana - Abril/06

Informações

Data 21/04/2006 (sexta-feira)
Local Fran's Café
Horário 18:00
Endereço Rua Heitor Penteado, 1326
Referência Metrô Vila Madalena


Detalhes

Um bate-papo entre pessoas que que simpatizam com os ideais do projeto. Essa é uma oportunidade para todos que queirão dar sua opinião, participar das atividades do grupo ou simplesmente conhecer melhor as idéias dessa Caravana!

Esse encontro é aberto a todos os interessados. Participe você também!



30/abril/2006

Entre no álbum de fotos da Caravana para ver a foto que tiramos no dia do encontro!


Presentes
  • André
  • Marcelo
  • Mariazinha
  • Mariângela
  • Viviane
  • Rogério Anjo
Temas abordados
  • Todos os participantes das arrecadações feitas pelo projeto receberão uma carta de agradecimento. Essa carta será enviada através da Internet (e-mail) ou de uma carta normal, via Correios. Para tanto o doador fornecerá no momento da doação um e-mail ou endereço para posterior contato. Essa será uma forma simples, mas sincera, de agradecer à todos que participam das ações do projeto.
  • Na mensagem de divulgação dos resultados de uma das ações do Projeto
  • , postada no site, não constaram o nome dos doadores. Isso será feito visando preservar a imagem e a privacidade dos envolvidos.
  • A lista de e-mail do Projeto
  • permanecerá aberta à todos: os que participam das atividades e os interessados nos assuntos da Caravana. Os moderadores da lista continuarão responsáveis por aceitar os pedidos de novos associados.
  • Será criada uma lista de distribuição para cadastrar o e-mail dos interessados em receber as novidades da Caravana.
  • As ações oficiais do Projeto serão divulgadas através do site e da lista de e-mail do grupo. Quaisquer dúvidas sobre a Caravana poderão feitas através de comentários nas matérias do site ou através do e-mail do Projeto.
  • Os assuntos em destaques do Projeto serão destacados no site na coluna à direta da página, junto com outras informações como links e fotos.
  • O site será utilizado para divulgar ações de outros grupos que venham de encontro com a filosofia da Caravana. Fica a critério dos membros do Projeto, em caráter democrático, a decisão sobre quais assuntos serão ou não divulgados.
  • Notícias divulgadas na mídia poderão ser postadas no site da Caravana, desde que tenham como tema um assunto relacionado à filosofia do Projeto e que citem a fonte da matéria, respeitando assim os direitos autorais.
  • Será criado um tópico para que todos os visitantes do site possam indicar instituições para as próximas visitas do Projeto.
  • Foi sugerido um novo projeto para a Caravana, o Quarto de Brinquedos. Inicialmente seria uma sala lúdica, onde as crianças de uma instituição escolhida pelo Projeto poderiam passar o tempo com brinquedos educativos, jogos e outras atividades. A instituição será escolhida dentre as visitadas anteriormente. Maiores informações sobre esse projeto serão divulgados no site, assim que possível.

Arrecadação: Lar Maria e Sininha - Totalização

É com grande felicidade que postamos aqui o resultado da arrecadação feita em pró do Lar Maria e Sininha, durante Março / 2006.






















Resumindo, tivemos 174,76 Kilos de mantimento e 119,9 Litros arrecadados.

Agradecemos a todos que ajudaram nessa arrecadação, seja doando, arrecadando ou transportando os mantimentos para o Lar Maria e Sininha.





domingo, abril 09, 2006

Feliz Páscoa










Páscoa é sinônimo de ressurreição, renovação, esperança e confiança no amor infinito e incondicional do Deus vivo.

Por isso, a proximidade dessa festa cristã impulsiona a maioria das pessoas, crentes ou não, a comemorar, de preferência à mesa, numa refeição especial com familiares e amigos. Está certo que, à exceção das crianças pequenas, poucos ainda crêem na visita do Coelhinho. A comilança inclui também os céticos, nem que seja apenas pelo prazer de se deliciar sem culpa com chocolate. Tudo perfeitamente justificável, pois, afinal, é Páscoa.

Mas, além disso, nós, voluntários e colaboradores do Projeto Caravana, temos o privilégio de partilhar outra alegria: contribuímos de alguma maneira para que a Páscoa da garotada do Maria e Sininha e dos sem-teto e idosos assistidos pelo Vivência seja mais colorida e feliz - com chocolate, é lógico.

Independentemente de fé, filosofia ou religião, quando descobrimos a alegria proporcionada por fazer os outros felizes, é impossível não pensar na existência e intercessão de algo maior.

Para alguns, isso se traduz na benção que é amar ao próximo.

Para outros, significa ser consciente da importância de fazer a sua parte para melhorar a qualidade de vida dos que estão a sua volta, mesmo que isso seja expresso simplesmente com um sorriso e um singelo desejo de "Feliz Páscoa".


Então, que todos nós possamos ser felizes, não somente nesta Páscoa, mas sempre!



Texto de Mariângela Figueiredo
Amiga do Projeto Caravana

quarta-feira, abril 05, 2006

Bingo do Lar Maria e Sininha

Data: 09 / abril, às 14:00
Local: Lar Maria e Sininha
Endereço: Rua da Saúde, 739 - Eldorado
Referência: Meio da divida entre São Paulo e Diadema
Telefone: (11)5672.7331
Email: ritaluciana@uol.com.br

O Lar Maria e Sininha está organizando um bingo para esse domingo. A idéia é arrecadar dinheiro para utilizar na manutenção diária do instituição.

O lar abriga adolescentes e crianças carentes, sendo 16 jovens (de 12 a 17 anos) residentes na instituição e outras 32 (de 2 a 18 anos) atendidas diariamente pelo lar. Eles sobrevivem de doações, sem apoio do Estado.

Aguardamos você lá!

09/abril/2006
O bingo foi muito bom!
Obrigado a todos que puderam comparecer.
Para ver alguams fotos, clique aqui.
Projeto Caravana
Pessoas que ajudam pessoas







Pessoas que ajudam pessoas.

Essa idéia simples reuniu um grupo de pessoas com um mesmo ideal: caridade.

O Projeto Caravana é um grupo sem fins lucrativos que procura auxiliar o próximo com aquilo que cada um, voluntariamente, pode oferecer. Não estamos ligados a quaisquer religiões, raça ou nacionalidade, nem temos quaisquer vínculos políticos. Todos que tiverem boa vontade e que compartilhem com nosso ideal podem (e devem) participar.

Inicialmente, o Projeto Caravana fará visitas e ações sociais voltadas a instituições beneficentes, como abrigos de menores, asilos, hospitais e outras.

Tais instituições serão escolhidas a partir da sugestão dos participantes do Projeto Caravana. Antes de confirmar as ações sociais, entraremos em contato para saber quais são as principais necessidades da instituição. O Projeto Caravana terá como prioridade as instituições menos favorecidas por doações e colaborações da comunidade.

Após a confirmação desses detalhes será marcada a visita, sendo feita uma arrecadação para suprir as necessidades da instituição.

Para desenvolver essas atividades, é necessário haver comprometimento e responsabilidade. Mas, essencialmente, é preciso que haja boa-vontade.


História

Tudo começou com uma troca de mensagens pelo Orkut, em novembro de 2004.

Quarenta e duas mensagens trocadas durante nove dias uniram um grupo de pessoas interessadas em caridade, para trocar idéias a respeito desse ideal.

Foram dois encontros, o primeiro no dia 03.12.2004, no Fran’s Café da Heitor Penteado e dia 04.12.2004 na praça de alimentação do Shopping Santa Cruz, ambos em São Paulo. Durante essas reuniões foi sugerido e aceito o nome Projeto Caravana.

Opiniões e idéias são sempre apresentadas, e o Projeto Caravana cresce e se aperfeiçoa dia após dia.


Como ajudar

Uma palavra amiga, um olhar amistoso, palavras de compreensão, um sorriso... são muitas as maneiras de compartilhar.

Arrecadando – entre seus vizinhos, comunidade, escola, parceiros comerciais, amigos;
Doando – contribua com as arrecadações;
Transportando o que foi arrecadado – recolhendo o material arrecado e levando para ser separada e guardada;
Distribuindo nas entidades – acompanhe a Caravana até as instituições e distribua o material arrecadado;
Compartilhando seu tempo – dedique alguns minutos para conversar com uma criança num abrigo, um vovô ou vovó num asilo, ou com tantas outras pessoas que estão precisando de uma palavra amiga;
Oferecendo seu trabalho para a Caravana – você possui uma gráfica e está disposto a fornecer alguns encartes para divulgar o nosso trabalho? Desenvolve sites e quer ajudar com seu toque artístico? É dono de armazém ou supermercado e pode ajudar com alguns produtos?
Planejamento as próximas visitas – sugira novos destinos para a nossa Caravana e / ou entre em contato com as instituições;
Estocando o que foi arrecadado – você tem um espaço em casa que seja seco e limpo, e pode armazenar alguns materiais arrecadados até a próxima visita?
Embalando o material para distribuir na entidade visitada – dividindo os sacos de doce em porções menores, dobrando roupas e separando por tamanho, montando kits de material escolar, etc;
Contabilizando tudo que foi arrecadado – tudo que é arrecado precisa ser contabilizado;
Divulgando – compartilhe essa idéia com outros, passe a Caravana adiante;

Enfim, oferecemos um leque completo de opções para quem tem interesse em participar.



Reuniões

As reuniões do grupo são mensais, marcadas no último domingo do mês. A cada reunião, serão definidos novos objetivos e escolhidas as próximas instituições a serem visitadas.

A presença dos membros não é obrigatória, e tudo que foi discutido será divulgado pelo site e por e-mail dos participantes cadastrados.



Definições

Visando manter todas as ações do Projeto claras aos olhos de seus colaboradores fica definido que todo o material arrecadado, assim como o dinheiro apurado para o Projeto Caravana, será contabilizado, e uma nota será disponibilizada informando tudo que foi arrecadado e qual seu destino final.

Todas as compras feitas em nome do Projeto Caravana deverão ser feitas mediante consulta prévia ao grupo, e acompanhada de notas fiscais que descrevam os itens comprados, valor unitário e total da mercadoria comprada.



Considerações finais

Caso você não esteja acostumado com esse tipo de trabalho, mas esteja interessado em ajudar, entre em contato conosco e participe. O grupo está pronto para compartilhar contigo suas experiências.

Participe você também! Ajudar muitas vezes é mais simples e gratificante do que você pode pensar.


São Paulo, 10 de fevereiro de 2005.

Projeto Caravana Pessoas que ajudam pessoas